
Desde a sua inauguração, em 2 de Janeiro de 2008, que a VMER São José pretende alcançar a excelência ao nível da assistência médica, tentando instituir à pessoa em situação crítica o melhor tratamento e cuidados baseados na evidência.
Desta forma, e indo igualmente ao encontro aos padrões de qualidade institucionais, desenvolve os seguintes projetos:
PROJETOS

SESSÕES CLÍNICAS
Anualmente é apresentado um plano de formação cujos formadores são elementos da própria VMER e da instituição CHLC. O núcleo de formação é sempre constituído por, pelo menos, um enfermeiro e um médico.


HIPOTERMIA TERAPÊUTICA
Desde 2005 que a UUM (Unidade de Urgência Médica - UCI) disponibiliza a intervenção Hipotermia Terapêutica. Em 19 de abril de 2012 foi ampliado este projeto englobando o pré-hospitalar.
Desta forma, e sob articulação da UUM a hipotermia terapêutica é uma realidade transversal ao pré e intra-hospitalar. Este protocolo é extensível à UCI de Cardiologia do CHLC (polo Hospital Santa MarTa).


DADOR DE CORAÇÃO PARADO
O CHLC (polo Hospital São José) tem um 1 dos 5 Gabinetes Coordenadores de Colheita e Transplantação a nível nacional.
Neste sentido, em janeiro de 2011 surgiu no seio da VMER, um grupo de trabalho sobre dadores de coração parado. Mais info para breve.

VENTILAÇÃO NÃO-INVASIVA (VNI)
Desde 2011 a VMER tem à sua disposição material de VNI para assistência no pré-hospitalar.
Decorria o mês de julho de 2011 quando foi introduzido o BiPAP na carga sendo que em Julho de 2012 foi trocado pelo CPAP de Boussignac.
Desde essa altura que existe um grupo de trabalho na área tendo sido o responsável, entre outros, pela organização do workshop sobre VNI.


WORKSHOPS
Integrados no plano de formação anual, os workshop's têm a duração de 1 dia.
O 1º workshop da VMER foi realizado em 17 de setembro de 2011.
Em 10 de março de 2012 foi realizado o 1º workshop em parceria com o Serviço de Urgência Geral sobre Ventilação Não Invasiva (VNI). Seguiram-se os workshop's "Abordagem da Via Aérea em Emergência" e "Trauma Especial" em 2012.

